Everton sai? Soteldo interessa? Confira oito informações sobre o “mercado” do Grêmio

Entrevista de Renato Portaluppi após o último jogo deixou claro que o Grêmio vai buscar reforços

Após o empate em 0x0 na última quarta-feira com o Novo Hamburgo – mesmo rival deste domingo, na Arena, 19h, pela semi do returno do Gauchão -, o técnico Renato Portaluppi deixou claro que deseja contar com mais reforços no Grêmio para a sequência de 2020. E citou duas posições em especial: mais um lateral-esquerdo e outro centroavante.

A partir da fala do comandante, muitos nomes surgiram na imprensa e os dirigentes do Grêmio deram várias declarações em diferentes emissoras desde então. Resumimos, abaixo, oito informações vinculadas ao “mercado” do Grêmio neste momento.

Everton pode sair?

Nos últimos dias, o principal jogador gremista virou alvo do Benfica por indicação do seu novo treinador, o português Jorge Jesus, que deixou o Flamengo após o Cariocão. O clube inglês Everton também mantém interesse, segundo informou o UOL Esporte.

O Grêmio está aberto a negociar e vê com bons olhos uma eventual proposta, desde que atenda os seus interesses. Em outras ocasiões, a direção declarou fechar questão na venda do jogador de 24 anos por valor próximo dos 30 milhões de euros (R$ 184,5 milhões na cotação atual).

“A estratégia do Grêmio é muito simples nesse âmbito. Pedimos ao clube que tem interesse que venha com um documento (oficializando a proposta). Mas a mim, presidente do clube, nada chegou”, declarou o presidente Romildo Bolzan à Band.

No início da paralisação pela pandemia, o Napoli conversou com o Grêmio e recebeu a autorização para discutir detalhes do contrato com Everton. Mas a negociação não avançou. Cebolinha tem vínculo até 2023 com o clube.

SOTELDO INTERESSA?

informação é do jornalista Ricardo Martins, do Esporte Interativo. Em grave crise financeira, o Peixe pode perder mais jogadores para a sequência da temporada. A direção gremista garante não existir negociação em andamento.

Por atuarem em faixas semelhantes do campo, Soteldo poderia ser um substituto interessante para Everton em caso de sua venda. O que poderia servir de alento se o Grêmio botar no papel o interesse é a grave crise financeira vivida pelo Santos, que tem salários atrasados e jogadores na Justiça como Everson e Sasha – o ex-colorado ganhou a rescisão na última sexta e está livre no mercado.

Segundo a colunista do UOL Esporte, Marília Ruiz, o Peixe também estuda envolver Soteldo e Carlos Sánchez em uma troca com o Palmeiras.

Esporte Interativo informou o interesse gremista em Soteldo – Foto: Divulgação

BUSCA POR LATERAL-ESQUERDO

Segundo Bolzan, ainda em entrevista à Band, a chegada de um novo camisa 6 “está distante”. Mas o clube já decidiu que vai buscar um jogador para a função, uma vez que o acúmulo de jogos somando reta final do Gauchão, início do Brasileirão, da Copa do Brasil e retomada da Libertadores será grande.

“Está distante (a contratação de um lateral esquerdo). Está bem difícil, precisamos de um negócio que nos atenda tecnicamente e financeiramente. Mas precisamos dessa reposição no elenco. Nós já temos o Guilherme Guedes vindo bem e se afirmando, e isso é ótimo para o clube. Mas, como temos uma enorme quantidade de jogos, precisamos ter opções para entrar em campo”, explicou nesta semana o mandatário.

Desde a volta dos jogos, o jovem Guilherme Guedes tem se destacado. Enquanto isso, Bruno Cortez ainda se recupera da Covid-19.

DODÔ, EM LITÍGIO COM O CRUZEIRO, RECEBEU ELOGIOS

Ao canal Caju Tricolor, no YouTube, na última quinta, o executivo de futebol gremista Klauss Câmara participou de live e falou sobre diversos jogadores, dentre eles o lateral-esquerdo de 28 anos, Dodô, em litígio com o Cruzeiro.

Klauss foi na tese de que “todo bom jogador interessa”, mas não descartou a possibilidade de uma investida:

“É bom jogador. E bom jogador interessa sempre. Qualquer grande atleta, que tiver possibilidades de trazer, estará no nosso radar. Me limito a responder dessa forma. Está em tempo oportuno para apresentarmos o lateral”, comentou.

Dodô, ex-Bahia e Santos no futebol brasileiro, move ação trabalhista na Justiça contra o Cruzeiro por quebra de cláusulas contratuais e não tem atuado em 2020.

FERREIRA E O INTERESSE DO CRUZEIRO

Sem o colombiano Iván Angulo, que retornou ao Palmeiras, o Cruzeiro quer reforçar o ataque para a disputa da Série B. E o nome de Ferreira surgiu na pauta dos mineiros, embora a negociação, nos bastidores, seja considerada difícil.

O Grêmio, segundo o UOL Esporte, apontou quatro nomes cruzeirenses que poderiam ser envolvidos se a negociação avançar. O zagueiro Paulo Eduardo e os atacantes Caio Rosa, Stênio e Alejandro agradam. Todos jovens, eles poderiam ser observados pelo técnico Renato Portaluppi reforçando inicialmente o time de transição.

Mas Ferreira segue em desacerto com o Grêmio. Com contrato somente até a metade de 2021, ele se mantém na Justiça pedindo a rescisão. Enquanto isso, apenas treina com o time de transição. Na volta do futebol, o atacante de 22 anos foi inclusive retirado da lista de inscritos no Gauchão.

Ferreira
Ferreira segue distante de voltar a jogar no tricolor – Foto: Lucas Uebel/Grêmio

TRIO ARGENTINO NÃO VEM

Lucas Pratto, do River Plate, Jonathan Calleri, que estava no Espanyol, e Marco Ruben, do Rosário Central, não serão contratados.

Embora busque um atacante, e não descarte que sua nacionalidade seja de fora do Brasil, o Grêmio, através do vice de futebol Paulo Luz, descartou os três jogadores.

Ruben, aliás, anunciou oficialmente uma pausa na carreira e não vai mais jogar futebol em 2020.

ÁBILA FOI OFERECIDO

O Grêmio vê, também, alguns nomes serem oferecidos, caso, por exemplo, do centroavante Ramón Wanchope Ábila, de 30 anos, do Boca Juniors. Atualmente, o ex-cruzeirense é considerado reserva do time xeneize.

Abila
Centroavante de área, Ábila teve passagem pelo Cruzeiro entre 2015 e 2017 – Foto: Getty Images

Mas, conforme informou o repórter da Rádio Guaíba, Rafael Pfeiffer, os altos valores pesam contra o negócio: em torno de 5 milhões de dólares (R$ 26,1 milhões na cotação atual). Assim, um possível desenho viável ao Grêmio seria o de empréstimo com opção de compra no final do contrato, algo não comentado pela direção até o momento.

ANDRÉ pode voltar a jogar no grêmio

Na mesma coletiva que pediu um lateral-esquerdo e um atacante, Renato avisou que, se André não for negociado, ganhará novas chances no time. Com contrato até o final de 2021, o centroavante segue treinando sem nenhum tipo de lesão aguardando o futuro.

A própria direção admite que, em função do cenário inesperado da pandemia, é possível imaginar André ganhando novas chances, embora a prioridade ainda seja colocá-lo em algum outro clube.

André
André pode ganhar novas chances no elenco gremista – Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O que pesa contra a saída é o salário considerado alto, algo que esbarrou a tentativa do Coritiba ainda no início de 2020.

Grupos WhatsApp: Apenas para receber as últimas notícias do zona mista

Comentários
Loading...

Utilizamos cookies. Ao continuar acessando este site você estará concordando com as políticas de privacidade. Aceitar Ler políticas

Políticas & Cookies